Iluminação da casa: quais as melhores lâmpadas para cada ambiente?

Iluminação da casa: quais as melhores lâmpadas para cada ambiente?

A escolha da lâmpada não é tão simples como se imagina, pois a iluminação correta pode aumentar a funcionalidade do ambiente

 

Freepik

 

Sem dúvidas, a escolha certa da iluminação dá um charme a mais à decoração da casa. Nesse sentido, você pode contratar um profissional ou simplesmente pesquisar o tema mais a fundo para deixar o espaço ainda mais elegante e funcional. 

 

Isso porque a definição das melhores lâmpadas faz toda a diferença. Por exemplo, na sala, a luz deve ser acolhedora, enquanto que no quarto deve ser relaxante. Já na cozinha, a iluminação precisa ser mais forte, ao passo que na área externa deve reforçar a visibilidade. 

 

Desse modo, acompanhe neste post algumas dicas para transformar o seu lar a partir da iluminação. 

 

Dicas essenciais para acertar na iluminação da casa

 

Basicamente, existem algumas regrinhas básicas para não errar na iluminação do imóvel. Portanto, acompanhe as nossas dicas na sequência.

 

Prefira a luz natural

 

Pois ela é mais saudável e econômica. Portanto, esse cuidado deve estar presente no momento da construção ou reforma do imóvel.

 

Escolha o tipo de lâmpada

 

Você sabia que pode priorizar a eficiência e a cor dos itens de iluminação? No que se refere à eficiência, prefira a melhor lâmpada Led, que são lâmpadas econômicas. Já no quesito cor, lembre-se que luz amarela permite ver as cores reais do ambiente, mas em compensação a luz branca ilumina melhor. 

 

Evite erros

Conte com um profissional para fazer o projeto de iluminação, além de verificar a potência da lâmpada antes de comprá-la.  

Defina os pontos de iluminação

Para isso, fique atento às opções, como lâmpadas direcionadas (como as de Led), fitas de Led nas sancas, lâmpadas fluorescentes para lugares que precisam de iluminação reforçada e ainda luminárias de pêndulos.   

 

Como é a iluminação ideal para cada ambiente da casa

Cada cômodo da casa tem uma função, não é mesmo? Nesse sentido, é fundamental escolher a iluminação mais eficaz para cada um. Dessa maneira, confira como escolher as melhores lâmpadas.

 

Cozinha

É bom evitar variações de tonalidades, sendo assim, opte por uma iluminação uniforme. Afinal de contas, é bom iluminar bem o espaço para o preparo de alimentos.

 

Sala 

Freepik

 

Na sala, é importante ter um ambiente acolhedor e personalizado para receber as visitas. Sendo assim, conte com fontes de luz indireta, como abajur e lustre. 

 

Quarto

É um espaço que pede mais aconchego e relaxamento. Por isso, escolha a iluminação dimerizada, ou seja, que pode ter a sua intensidade regulada. 

 

Jardins e fachada  

 

Na área externa da casa o que pesa mais é a beleza e a segurança. Nesse sentido, escolha lâmpadas econômicas, mas ao mesmo tempo duráveis e potentes. Sendo assim, considere iluminar um ponto mais próximo da porta de entrada, manter vários pontos de baixa iluminação e instalar luminárias de parede. 

 

Escolhendo o modelo ideal de lâmpada 

 

Como você viu até aqui, as melhores lâmpadas precisam levar em consideração o ambiente, a economia e a durabilidade. Mas existem luzes com usos mais direcionados, como você pode verificar a seguir: 

 

  • incandescentes: são mais amareladas e emitem mais calor; 
  • lâmpadas de Led: elas emitem menos calor e também são mais duráveis;
  • dicróica: elas têm baixa voltagem e podem ser encontradas em diversos tons; 
  • fluorescentes: possuem tonalidade amarela ou branca, sendo perfeitas para lugares amplos; 
  • halógenas: essas lâmpadas têm efeito decorativo e contam com uma boa potência;  
  • lâmpada par: ela contém um facho de luz com mais definição, sendo ideal para jardins. 

 

Concluindo, a escolha das melhores lâmpadas podem renovar o visual da sua casa, seja interna ou externamente. Portanto, você deve analisar o efeito desejado, a economia e a potência. 

Fonte: https://www.lugarcerto.com.br/app/noticia/ultimas/600,61,601,62/2021/02/25/interna_noticias,50803/iluminacao-da-casa-quais-as-melhores-lampadas-para-cada-ambiente.shtml