Aquecido, mercado imobiliário registra janeiro histórico no DF

Índice de Velocidade de Vendas (IVV) registrado no primeiro mês de 2021 foi de 8,6%, o melhor alcançado em seis anos de monitoramento

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

O mercado imobiliário do Distrito Federal manteve a tendência de recuperação e começou 2021 com desempenho positivo. O mês de janeiro registrou o Índice de Velocidade de Vendas (IVV) de 8,6% no segmento residencial, resultando no melhor janeiro desde a criação da pesquisa há seis anos.


No mesmo período do ano passado, esse indicador foi de 5,9%. No primeiro mês de 2021 foram lançados três novos empreendimentos, totalizando 230 novas unidades, e comercializados 285 imóveis residenciais no DF.


“Os números mostram que o apetite do comprador e do empreendedor continua, um sinal que nos traz otimismo. Os desafios da pandemia ainda estão colocados para o setor produtivo, para toda a sociedade, mas esperamos que as boas condições de aquisição para o consumidor sejam mantidas ao longo desse ano permitindo um bom desempenho para o mercado”, avaliou Eduardo Aroeira Almeida, presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF).


O IVV acompanha o desempenho do mercado imobiliário do Distrito Federal. Iniciativa conjunta da Ademi-DF com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), a pesquisa é realizada pela Opinião Informação Estratégica. A coleta de dados é mensal, junto às construtoras e incorporadoras mais representativas do mercado. Quanto mais alto o índice, menor o tempo necessário para vender as unidades dos empreendimentos.


“Tivemos o melhor mês de janeiro de nossa série histórica, com velocidade de vendas surpreendente para um mês historicamente de poucos negócios. Acreditamos que isso seja um indicativo de que 2021 será grande ano para o mercado imobiliário”, avalia o vice-presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior.

Em janeiro, o maior volume de vendas foi registrado nas regiões do Noroeste, com 74 unidades; Samambaia, com 48; e Santa Maria, com 40. Nesse período, 80,5% das unidades comercializadas estão em obras, confirmando a confiança do consumidor no futuro.


“Esse é um dado muito importante, pois demonstra o otimismo do consumidor e também sinaliza para efeitos positivos futuros para a economia do DF, com a geração de empregos”, avalia o presidente da Ademi DF. Segundo ele, o lançamento de novos empreendimentos tem reflexos no mercado de trabalho por ao menos três anos, atendendo às diversas fases de execução do projeto até a entrega das chaves.


“O consumidor percebeu que o momento é ideal para comprar imóveis. As condições de financiamento são as melhores de nossa história, novos lançamentos têm trazido boas novidades ao mercado e a valorização já é uma realidade. Considerando a alta demanda e as condições favoráveis, esse ciclo positivo deve permanecer por um bom tempo”, conclui o vice-presidente do Sinduscon-DF.


fonte: https://www.metropoles.com/colunas/janela-indiscreta/aquecido-mercado-imobiliario-registra-janeiro-historico-no-df